sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Foz do Iguaçu é a 1ª Cidade a aprovar o Sistema Municipal de Cultura no Paraná

O dia 08 de Dezembro de 2009 entra para a história da cultura de Foz do Iguaçu. Depois de mais de 20 anos de luta do movimento cultural é aprovado o projeto de lei nº 162/2009 que cria o Sistema Municipal de Cultura (SMC), instrumento de democracia e aplicação de política pública de cultura para a cidade. Os Sistemas Municipais de Cultura que deverão ser criados em vários municípios brasileiros hoje fazem parte de uma discussão proposta pelo Ministério da Cultura e é uma das condições para participação no Sistema Nacional de Cultura (SNC). Com a aprovação da PEC 150 na Câmara dos Deputados em setembro, foi dado um passo importante para a aumentar a participação da cultura como uma das bases de sustentação socioeconômicas em nosso país e com a aprovação anterior do Vale Cultura podemos dizer que foi um ano significativo para a cultura do país. É claro que essa discussão que dura décadas ainda tem muita lenha pra queimar, mas sempre é importante lembra cada passo em direção a uma cultura democrática e de gestão co-participativa, assim conseguimos formar cidadãos mais conscientes e humanos e ao mesmo tempo respeitar esse setor que já representa mais de 7% do nosso PIB, quanto ao SMC, tenho orgulho de ter participado da elaboração desse documento desde o início com demais artistas dessa cidade e ter feito parte da contribuição construída pelo poder público, mas acredito ser importante lembrar mais uma vez que essa luta não começou hoje e nem tão pouco esse ano, mas a muitos anos atrás por diversos militantes da cultura, muitos já não estão mais em Foz do Iguaçu, mas com certeza tiveram sua importante participação, como podemos ver foi uma construção coletiva. Parabéns ao vereador Nilton Bobato pela luta na construção do projeto, parabéns ao prefeito municipal por encaminhá-lo a Câmara de Vereadores, parabéns a todos os militantes da cultura e parabéns a toda a sociedade civil e que ganha esse importante instrumento de ação cultural.
“Que os deuses da cultura e de todas as artes abençoem esse povo”

Juca Rodrigues

2 comentários:

  1. Que legal meu amigo. Fico feliz... vamos fazer a nossa parte e pressionar que o nosso Teatro vai sair!

    ResponderExcluir
  2. Olá, desculpe invadir seu espaço assim sem avisar. Meu nome é Fabrício e cheguei até vc através do Blog do Jefh. Bom, tanta ousadia minha é para convidar vc pra seguir meu blog Narroterapia. Sabe como é, né? Quem escreve precisa de outro alguém do outro lado. Além disso, sinceramente gostei do seu comentário e do comentário de outras pessoas. Estou me aprimorando, e com os comentários sinceros posso me nortear melhor. Divulgar não é tb nenhuma heresia, haja vista que no meio literário isso faz diferença na distribuição de um livro. Muitos autores divulgam seu trabalho até na televisão. Escrever é possível, divulgar é preciso! (rs) Dei uma linda no seu texto, vou continuar passando por aqui...rs



    Narroterapia:

    Uma terapia pra quem gosta de escrever. Assim é a narroterapia. São narrativas de fatos e sentimentos. Palavras sem nome, tímidas, nunca saíram de dentro, sempre morreram na garganta. Palavras com almas de puta que pelo menos enrubescem como as prostitutas de Doistoéviski, certamente um alívio para o pensamento, o mais arisco dos animais.


    Espero que vc aceite meu convite e siga meu blog, será um prazer ver seu rosto ali.


    Abraços

    http://narroterapia.blogspot.com/

    ResponderExcluir