quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Zabelê Caxinguelê e o Romance Perfumado



Sala de cinema lotada, crianças espalhadas por todo o chão, começam a cansar de esperar, quando uma puxa o grito “começa”, todas acompanham , tamanha era a espectativa para assistir ao espetáculo do grupo Fantokids Teatro de Bonecos vindo de Maringá ,PR.
A peça que estava marcada para as 14 horas no Iguassu Boulevard, acabou atrasando 30 min, o que só fez aumentar a curiosidade dos mais de 400 espcectadores. Estavam todos lá, avós, filhos e netos. Essa apresentação também fez parte da programação do Festival de Teatro edição 2009.
Finalmente, abre-se o guarda chuva verde representando o pé de laranjeira escolhido por Zabelê e Caxinguelê para a despedida. Éh, Canxinguelê, marinheiro, terá de viajar e se separar temporariamente de sua Amanda, no entanto promete voltar o mais rápido possível, para que possam se casar.
“Fez sol, e fez chuva, e fez sol, e fez chuva, e fez sol...” ainda assim, Zabelê o esperava, cada vez mais angustiada, mas tinha a certeza de que ele viria. Com o passar do tempo muitos pretendentes pedem a mão da moça em casamento, porém, o amor dela por Caxinguelê a faz a todos dispensar e aguardar o grande dia em que ele atracará seu navio no porto para finalmente ficarem juntos.
Com uma trilha sonora lindíssima e envolvente o público bate palmas, torce pelo amor do jovem casal e se emociona com desfecho.
O gupo Fanto kids Teatro de Bonecos já existe há mais de 15 anos e participa de festivais por todo o Brasil, levando a arte e a criatividade paranaenses. É importante ressaltar que o grupo é composto por uma família, onde o pai é iluminador, os filhos trabalham com os efeitos sonoros e atuação e a mãe faz o papel de Zabelê.
Mal terminou uma apresentação, as cadeiras do cinema estavam novamente lotadas. Porque mesmo com muita gente sentando no chão, grande parte das pessoas que esperavam assistir o espetáculo não conseguiram entrar. Os produtores limpam e organizam o cenário, para que mais uma vez comece a saga de Zabelê e Caxinguelê em busca de seu romance perfumado.
Mariana Serafini

Um comentário:

  1. Olá pessoal,
    Gostaria de manifestar minha satisfação com o movimento que vcs estão manifestando.

    http://www.clickfozdoiguacu.com.br/foz-iguacu-noticias/festival-de-teatro-transforma-foz-do-iguacu-em-capital-da-cultura-durante-uma-semana

    fiquem à vontade em pegar videos, textos e fotos. Abraços.

    ResponderExcluir